SED – Secretaria de Estado da Educação

logo-sc

DIVERSIDADE RELIGIOSA E DIREITOS HUMANOS

VOCÊ ESTÁ EM

  1. Home
  2. /
  3. Programas e Projetos
  4. /
  5. Pacto Aprendizagem Criativa

Diversidade Religiosa e Direitos

Humanos

Uma das marcas expressivas da diversidade cultural brasileira encontra-se no campo religioso, onde (con)vivem inúmeras crenças e tradições religiosas de matriz indígena, africana, oriental e semita. Essa diversidade religiosa historicamente constituída por interações, imposições e hibridismos, constitui uma riqueza ímpar nas diversas culturas presentes em nosso país. Mas, ao mesmo tempo, exige atenção e esforços conjuntos no sentido de erradicar conflitos e relações de poder geradas por grupos hegemônicos, que buscam produzir identidades e diferenças na intenção de manter privilégios, por meio de processos de normalização do outro e anulação das diferenças.

Um dos caminhos é buscar construir perspectivas e práticas pedagógicas e sociais que, de forma interdisciplinar e intercultural, tomem por princípio a alteridade, extirpando lógicas, epistemologias e valores que legitimam processos de exclusões, desigualdades e “genocídios culturais”, trazendo a novidade que se (re)vela nos valores ético-culturais da diversidade.

Neste sentido, as obras As Aventuras de Yara: conhecendo, respeitando e convivendo com a diversidade religiosa e os direitos humanos, volume 01 e 02 (estudantes), e Diversidade Religiosa e Direitos Humanos: conhecer, respeitar e conviver (educador) apresentam conhecimentos fundamentais para a compreensão crítica da diversidade religiosa e sua relação com a promoção dos direitos humanos no contexto social, político, educacional e religioso.

A produção das obras é resultado da parceria entre o Grupo de Pesquisa MOVER, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e o Grupo de Pesquisa GPEAD, da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), apoiados pela Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania (DPEDHUC/SECADI/MEC).

Dado a relevância e o pioneirismo da produção nesta temática, a Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina (SED), reproduziu 135 mil exemplares dos cadernos do estudante, distribuindo-os em todas as unidades escolas da rede estadual de ensino. Está disponibilizando também o caderno do educador para a realização de estudos e formação continuada de professores.

O material pode ser utilizado por diferentes áreas do conhecimento da educação básica (ciências humanas, linguagem, Ensino Religioso…) e componentes curriculares (história, sociologia, geografia, arte, ensino religioso, filosofia e outros), propiciando diálogos entre saberes, conhecimentos e experiências relacionadas à diversidade religiosa e os direitos humanos.

Para acessar as três obras, bem como os matérias da web conferência realizada com todos os diretores e 1 professores das ciências humanas de cada escola da rede estadual de ensino, basta clicar no link abaixo:

MATERIAL REFERENTE AO EVENTO - FORMAÇÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIVERSIDADE

Mais informações

GEGEP

GERENCIA DE GESTÃO
DA EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONALIZANTE

TELEFONE
3664-0131 (48) 55+
E-MAIL
gerenciaebp@sed.sc.gov.br
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support