Governo do Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação

Sequência didática

19 de setembro de 2013

 

Escola de Educação Básica José Marcolino Eckert.

Professora: Viviane Magro Werlang

Série: 1º ano 04

Turno: Vespertino.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA POESIA: O PATO.

VINÍCIUS DE MORAES E TOQUINHO.

OBJETIVOS:

- Reconhecer a importância das aves em nosso planeta, assim como o seu habitat, alimentação, características físicas e preservação;

- Identificar a letra P-p e sua família silábica;

- Produzir textos coletivos e individuais;

- Identificar rimas.

                                                        

ENCAMINHAMENTOS:

Primeiramente, observamos e tentamos ler o texto escrito num cartaz. Alguns alunos conseguiram ler sozinhos, outros identificaram palavras ou letras. Após, conversamos sobre o estava escrito no texto, qual era o personagem principal. Ouvimos a música duas vezes e cantamos.

Em seguida cada aluno (a) ganhou uma cópia do texto escrito com letra maiúscula. Fizemos uma análise quanto à estrutura do texto, tipo de letra, pintamos todas as palavras que iniciavam com a letra p. Após sublinhamos as palavras que rimavam. Também pintamos os espaços entre as palavras de amarelo e contamos o número de palavras e os números de espaços.

            Foi explanado aos alunos um pouco da vida dos autores do texto, Vinícius de Moraes e Toquinho.

Escrevemos as rimas no caderno e pintamos as letras finais que combinavam de lápis de cor verde.

Desenhamos o pato e cada criança tinha que dar um nome para o seu pato.

Em seguida, escreveram do seu jeito sobre o pato do texto.

Com algumas palavras do texto fizemos o quadro de análise de palavras, onde as crianças tinham que completar com o número de letras, número de vogais, número de consoantes, número de sílabas e fazer o desenho da palavra.

Foram feitas algumas atividades em folha com a letra p, figuras que rimam, caça- palavras, separação de sílabas, família silábica,…

Após todos estes encaminhamentos realizamos um passeio na praça do lago na cidade de Pinhalzinho, onde podemos observar algumas aves como os gansos, e garças. Outros animais como peixes e tartarugas. No outro dia realizamos um texto coletivo, cada criança ganhou uma cópia. Realizamos um ditado diferente, a professora falava a palavras e eles tinham que procurar no texto. Vários alunos leram o texto individualmente.

Estudamos um texto informativo sobre as aves, que relatava um pouco do habitat, características físicas das aves, alimentação,…

Realizamos um ditado, e um caça – palavras.

 

Esta seqüência didática ainda não terminou, pretendo realizar alguns problemas matemáticos envolvendo adição e subtração e trabalhar com gráficos. As atividades estão sendo realizadas em um nível gradativo de dificuldades.

 

 




Deixe um comentário