18 de novembro de 2011

A Escola de Educação Básica Professor João Rocha, iniciou suas atividades no dia 22 de Junho de 1984 e levou este nome em homenagem  ao seu patrono que foi um grande professor.

Fachada da escola

Com o crescimento demasiado da população do bairro Aventureiro a comunidade sentiu a necessidade de construir uma nova instituição de Ensino Fundamental que viesse atender a demanda.

A Escola de Educação Básica Professor João Rocha, localizada na Rua Habib Farah nº 296 – Bairro Aventureiro, município de Joinville, integrada à Rede Estadual de Santa Catarina, foi autorizada a funcionar de 1ª à 4ª série pelo Conselho Estadual de Educação.

Atualmente estudam em nossa escola, 1254 alunos sendo estes distribuídos em três turnos matutino, vespertino e noturno. Além de emprestar suas instalações para 02 telessalas para o CEJA no período noturno.

Com Ensino Fundamental e Ensino Médio, atende crianças e jovens do bairro Aventureiro e de bairros circunvizinhos, em sua maioria oriunda de famílias de baixa renda, filhos de funcionários de empresas locais e de arredores, a faixa etária de atendimento mínima é de seis anos de idade.

Têm-se buscado alternativas para aumentar o índice de aprovação juntamente com todos os segmentos da comunidade escolar,  variando estratégias e métodos de ensino e através de projetos, ou ainda sempre que possível com uma maior aproximação com a família.

O currículo da escola é baseado na Proposta Curricular de Santa Catarina, com incentivo ao voluntariado, a participação da família e da comunidade nas atividades propostas através dos projetos desenvolvidos pela escola.

A escola visa superar os desafios, oportunizando pleno desenvolvimento e formação integral do educando, incentivando-o a ter objetivos e atitudes vencedoras. Reconhecer o valor de um ensino com qualidade para toda a vida, incentivando a continuidade dos estudos até a formação acadêmica ou técnica. A participação da família, a participação na comunidade e a busca por uma cidadania consciente e participativa.