Governo do Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação

Projetos

21 de novembro de 2011

PROJETO COLCHA DE RETALHO

 

ESCOLA: E.E.B. HÉLIO LENTZ PUERTA

MUNICIPIO: BOM JESUS – SC

GERED: 5ª XANXERÊ

DIRETORA: EURILDES RODRIGUES MARMENTINI

ASSESSORA DE DIREÇÃO: ELIANE CASSOL

ORIENTADORA ESCOLAR: CLEUDETE NEVES NARCISO SCHUH

ATP: ELIZETE SELERY DE GODOY

E-mail: eebheliopuerta@hotmail.com Fone: 0xx 49 3424 0146

PROJETO COLCHA DE RETALHOS

 

JUSTIFICATIVA:

Quantas vezes sentamos ao lado de nossos avôs ou mesmo de nossos pais para escutar aquelas longas histórias que compuseram a vida e a trajetória da nossa família e, portanto, a trajetória da nossa vida? Quantas vezes paramos para pensar na importância do nosso passado, nas origens de nossa família, e mais, de nossa comunidade? Indo um pouco mais longe, quantas vezes paramos para pensar de que forma a cultura da nossa cidade e de nosso país influencia o nosso modo de ver as coisas?

Pois é. Nós somos aquilo que vivemos. Somos um pouquinho da vida de nossos pais e avós, da nossa escola, do nosso bairro, das pessoas que estão a nossa volta, seja na cidade ou no país onde vivemos.

OBJETIVO:

Buscar a nossa própria história, conhecendo a nós mesmos e tudo o que nos rodeia, para assim respeitar a cultura e os sentimentos daqueles com quem compartilhamos a vida.

DISCIPLINAS:

Língua portuguesa; História; Geografia; Biologia e Artes.

 

PROFESSORES ENVOLVIDOS:

Catarina Portelle, Edina Tomazini, Eliane Cassol, Valério Carbonera, Rosana Bazi, Julcimara Debastiani.

METODOLOGIA:

  • Os alunos das turmas do Ensino Médio foram estimulados a participar dessa atividade assistindo o Filme – Quem quer ser um Milionário; que retrata toda a história de vida de um menino, desde a sua infância até a sua juventude. Após os alunos trabalharam sua história de vida escrevendo suas Biografias (Língua Portuguesa, História e Geografia), desenharam sua Árvore Genealógica (Biologia), confeccionaram a Colcha de Retalhos – onde os alunos com pedaços de tecidos pintaram imagens que representam fatos marcantes de suas vidas, após foram costurados os pedaços de tecidos formando a colcha que foi exposta na escola (Artes).


Projeto “Viva sem Drogas”

O Projeto “Viva sem Drogas” foi trabalhado em nossa escola pelos professores e pela Brigada Viva sem Drogas, com todas as turmas do ensino Fundamental e Médio, onde foram realizadas várias atividades, entre elas palestras, pesquisas, paródias, poemas, produção de textos, teatros, confecções de folderes, cartilhas educativas, criação de jinglles e outros. Veja o vídeo em nosso blog: eebheliolentzpuerta.blogspot.com que mostra nossos alunos realizando as atividades em sala, e depois num momento de socialização e apresentação dos trabalhos a toda unidade escolar.

 

PROJETO COLCHA DE RETALHOS

ATIVIDADE:

Quantas vezes sentamos ao lado de nossos avós ou mesmo de nossos pais para escutar aquelas longas histórias que compuseram a vida e a trajetória da nossa família e, portanto, a trajetória da nossa vida? Quantas vezes paramos para pensar na importância do nosso passado, nas origens de nossa família, e mais, de nossa comunidade? Indo um pouco mais longe, quantas vezes paramos para pensar de que forma a cultura da nossa cidade e de nosso país influencia o nosso modo de ver as coisas?

Pois é. Nós somos aquilo que vivemos. Somos um pouquinho da vida de nossos pais e avós, somos também um pouquinho da vida de nossos pais e avós, da nossa, do nosso bairro, das pessoas que estão a nossa volta, seja na cidade ou no país onde vivemos.

Isso é o que se chama identidade cultural. E esta é uma atividade que ajuda a buscar essa identidade – o que significa buscar a nossa própria história, conhecemos a nós mesmos e a tudo o que nos rodeia. Buscar a identidade cultural é “entender para respeitar” nossos sentimentos e os daqueles com quem compartilhamos a vida.

DINÂMICA:

  • Vídeo: Filme – Quem quer ser um Milionário;
  • Disciplinas envolvidas: História, Artes, Geografia, Língua Portuguesa e Biologia.
  • Foram trabalhados conteúdos pertinentes a cada disciplina: História de vida do aluno (Biografia); Árvore Genealógica, Confecção de colcha com retalhos pintados pelos alunos representando parte de suas vidas.