Governo do Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação

JEBIG -JOGOS ESCOLARES BIGUAÇU

5 de outubro de 2012

A participação da escola Emérita nos jogos escolares de Biguaçu (JEBIG) visa:

*dar continuidade (complemento) ao processo pedagógico vivenciado na escola durante as aulas de educação física e seus conteúdos.

* incentivar a pratica regular de esportes / atividade física.

* aquisição de hábitos saudáveis para melhoria da qualidade de vida.

* oportunizar aos alunos a vivencia de um dia esportivo em competições que exigirão deles valores como respeito, aos árbitros, professor, técnico, e colegas de equipe e de outras equipes.

*incentivar o surgimento de novos valores esportivos.

*promover o intercâmbio esportivo, cultural e educacional entre seus organizadores, professores e alunos das UE do município de Biguaçu.

*situar a escola como unidade participativa nos eventos municipais.

*levar e divulgar o nome da escola, através da boa conduta de seus alunos.

a) É conferido a medalha a cada aluno que alcançar 1º, 2º e 3º lugar em cada modalidade.
b) Troféu por modalidade é dado á escola em cada categoria somando-se os pontos dos Nipes feminino e masculino. É conferido o troféu para as escolas que alcançarem 1º, 2º e 3º lugar.
c) Troféu geral é entregue a escola que alcançar 1º, 2º e 3º lugar, somando-se todos os pontos durante o ano, em cada categoria. (somam-se os pontos de todas as modalidades). Este troféu é entregue as escolas na noite da dança.

As equipes são divididas por categorias:
1 categoria: de 9 a 12 anos
2 categoria: 13 a 14 anos
3 categoria: 15,16 e 17 anos
Em 2012 a escola Emérita participou do Moleque Bom de Bola onde alcançou o 2 lugar no naipe feminino e 3 lugar no masculino.
No Atletismo:
1 categoria: salto em altura
2º lugar: com Thais Coelho
3º lugar: com Natalia Cristina Koch
50m: 2º lugar com Matheus Felipe Criminacio
2 categoria: Revezamento feminino- 3º lugar
Salto em altura- 2º lugar com Manuella Morche

3 categoria: arremesso de peso: 4º lugar com Tatiane Cardoso
4º lugar com Raul
2º lugar com Andresa
Revezamento masculino- 4 lugar com Jean, José Lucas, Claudemir e Cleverton.
100 m- 1ºlugar com Ana Paula Dalpra
salto em altura- 1º lugar com Ana Paula Dalpra.

Handebol
1 categoria masculino: 3º lugar
2 categoria masculino: 3º lugar
Feminino: 3º lugar

Fotos dos jogos escolares podem ser vistos no Facebook em: GRUPO professora Paula Passos.




LER E PRODUZIR RESENHAS UTILIZANDO AS MÍDIAS IMPRESSAS E A INTERNET (2)

11 de agosto de 2012

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG
PÓS – GRADUAÇÃO (LATO SENSU) EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

Pós-graduanda: Elizabet Marlene Pereira
Orientadora: Prof. Dra. Angélica Conceição Dias Miranda

INTRODUÇÃO
As mídias impressas e a internet e outras mídias estão inseridas no cotidiano da população, alcançando as Unidades Escolares. Por ser a escola um lugar de apropriação de muitas linguagens, imagens e ações faz-se necessário o uso de todos os recursos tecnológicos para contribuir na melhoria do processo ensino aprendizagem.

OBJETIVO GERAL
• Propiciar ao educando através do uso das mídias impressas (jornal e revista) e a internet, situações onde possa reescrever e /ou produzir textos de sua autoria.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Possibilitar aos alunos de 7º ano, do Ensino Fundamental de 09 Anos contato com as mídias impressas (jornal e revista) e internet;
2. Desenvolver a capacidade da leitura, escrita e reescrita de textos, através das interações pré-estabelecidas com o gênero resenha crítica;
3. Produzir textos, sob a forma de resenha crítica, sobre filmes, jornais e revistas utilizados no projeto;
4. Publicar os resultados da presente proposta no mural da escola Emérita Duarte Silva e Souza em Biguaçu e postar no blog http://www.escola.sed.sc.gov.br/eebemeritaduarte/, no sentido de motivar a leitura e escrita do gênero resenha crítica, dentro e fora da escola;
JUSTIFICATIVA
Partindo da observação da dificuldade no processo de ensino aprendizagem dos diferentes gêneros textuais e possibilitar o desenvolvimento do potencial do grupo fazendo uso das mídias existentes na Unidade Escolar:jornal/revista e internet foi desenvolvido este projeto.

DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA:
ETAPAS:
1. Formação de grupos
2. Coleta de dados
3. Produção de textos
4. Correção do texto coletivo
5. Montagem do mural

DESENVOLVIMENTO
 Este estudo foi realizado na EEB Professora Emérita Duarte Silva e Souza, possui no total 850 alunos matriculados, de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 09 anos. Está localizada na Rua João Zeferino de Souza, Bairro Fundos, no município de Biguaçu-SC.
 Uma turma de alunos adolescentes de quatorze a dezesseis anos cursando o 7º Ano do Ensino Fundamental do Ensino Fundamental de 09 Anos.

RESULTADOS
Com este Projeto, espera-se despertar nos alunos e comunidade escolar um maior interesse pelas disciplinas de Língua Portuguesa, História e Artes, primeiramente por se fazer uso das mídias apresentadas e outras tecnologias que lhes são familiares; além de fazer das aulas um momento agradável, aliando aprendizado e diversão. Espera-se também formar no aluno atitudes positivas diante da produção textual. As mídias impressas e a internet serão um ícone no complexo sistema de comunicação e contribuição para o desenvolvimento de trabalhos mais criativos e significativos na prática de leitura e escrita.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Na finalização do processo, com a exposição dos trabalhos elaborados pelos alunos envolvidos, em um mural, que coincidiu com eventos alusivos à semana de aniversário da escola, convidados em geral, principalmente pais de alunos, apreciaram e teceram elogios positivos a respeito do resultado de todo o processo de composição do gênero Resenha Crítica. Os objetivos foram alcançados porque houve participação e envolvimento dos alunos professores e da comunidade escolar.

REFERENCIAS
MORAN,José Manuel,MASSETO,Marcos&BEHRENS,Marilda.Novas tecnologias e mediação pedagógica.7ª ed.Sao Paulo:Papirus,2003.

PELLEGRINI,Denise.O ensino mudou e você? Revista Nova Escola,2000.Disponível em :http://novaescola.abril.uol.com.br/ed/131_abr00/html/cresca.htm.acesso em 10/10/2009

MARTIN, Jesus Barbero. Novos Regimes de Visualidade e Descentralizações Culturais.Imediatamente!SEED, MEC, 1999.

SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação e Desporto. Proposta Curricular de santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e médio: Disciplinas Curriculares. Florianópolis: COGEN,1998
OROFINO, Maria Isabel. Mídias e mediação escolar. Pedagogia dos meios, participação e visibilidade. Guia da escola cidadã.Cortez.2005

MICHAELLIS: Dicionário pratico da Língua Portuguesa. São Paulo.Ed melhoramentos,2009

Pocho,Claudia Lopes & AGUIAR,Marcia de Medeiros.TECNOLOGIA EDUCACIONAL,descubra suas possibilidades na sala de aula,6.ed.-Petropolis,RJ:Vozes,2011.

SAMPAIO,M.N&LEITE.Alfabetização tecnológica do professor.5.ed.Petropolis:Vozes.2005.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. 5ªedição.São Paulo:Martins Fontes,1994.




LER E PRODUZIR RESENHAS UTILIZANDO AS MIDIAS IMPRESSAS E A INTERNET.

10 de agosto de 2012

RESENHA 01
Título do Filme: Aos treze.
O filme conta a história de uma menina que tem trezes anos, mas como ela não é popular se sente excluída e incompleta. Em um dia ela se rebela e decide mudar de estilo e quer ficar igual à menina mais popular e bonita do colégio, Ivi.Com o tempo ela descobre que Ivi não é um boa influência, pois ela se mete com drogas e prostituição. Ela decide ser ela mesma sem copiar as roupas, ou o jeito de pessoas que não fazem parte dela ou do mundo dela. (S.Turma:801).
RESENHA 02
Título: Homem Aranha / Gênero: Ação /Direção: Sam Raimi /Duração: 90 min.
Um filme baseado em uma estória em quadrinhos conta a histórias de um humano chamado Peter Parker, um universitário talentoso e estudioso que sofre bullying de seus “colegas de escola”. Durante uma excursão a um laboratório de ciências, Peter é picado por uma aranha que havia escapado, e acaba sofrendo uma mutação genética e acaba. Quando Peter descobre que havia ganhado super-poderes decide usá-los para acabar com os vilões, mas o que Peter não esperava era um vilão muito mais poderoso do que ele podia imaginar, ameaçando assim, toda a humanidade. E somente uma pessoa pode salvar a o planeta desta ameaça aterrorizadora. (Aluno:
RESENHA 03
Título: E.T. o extraterrestre/ Direção: Steven Spielberg
Este filme que conta a história de um ET que foi deixado na terra por seus companheiros de espaçonave e encontra um menino que está disposto a ajudá-lo a voltar para o seu planeta natal. O E.T a falar algumas palavras do seu idioma e a primeira frase que ele fala é: “E.T minha casa”. Aparentemente muito inteligente começa a construir um comunicador para pedir resgate a seus amigos. Mais com estes sinais ele chama a atenção dos policiais que pegam ele para fazer estudos. Ao final do filme ele consegue sobreviver e volta para casa com seus amigos. É um filme emocionante. (Aluno:J.V. turma 801).
RESENHA 04
Título do filme: O fada do dente
O filme fala sobre um homem chamado Larry que é casado com uma mulher, e eles estão indo para o aniversário da sobrinha dela, então eles passam no mercado e estão sorteando um carro, ele resolve comprar cupons para concorrer ao carro, mais eles já estavam atrasados para o aniversário, então eles terminaram por causa disso. Anos se passaram, e eles se reencontraram mais ela já estava noiva, e ele para reconquistá-la resolveu trabalhar na creche com ela. Mais ele falou para uma criança que fada do dente não existe, então quando ele chegou a casa viu uma luz debaixo do travesseiro e foi ver oque era, e ele estava começando a virar “O FADA DO DENTE”, era o que estava escrito no bilhete. Vamos ver o que acontece no final. (Aluna: T. Turma: 801)

RESENHA 05

Título: A Era Do Gelo 4
No filme a era do gelo 4 tudo acontece apenas por causa de um esquilo e sua noz. Esta fruta cai em um buraco enorme e muito fundo. Ele como é muito apaixonado pela noz foi atrás dela mas o problema é que aquele buraco leva direto ao centro da terra.La no fundo existe uma rocha enorme, redonda.Dentro dela gira e parte os continentes da terra a cada 5 anos. O esquilinho como a rocha estava rodando devagar e jogando a noz para baixo ele começou a correr atrás dela e ate começar a rachar a terra inteira. Com isso houve um tremor muito forte que picos de montanhas começaram a rolar e deslizar rachando o gelo e formando icebergs. E um deles estava o Meny, o Sid e o Diego.A família do Meny esta em terra firme com os ouros que estavam naquele terreno mas todos eles marcaram um encontro com o Meny na ponte de terra.No meio do caminho eles tiveram um pequeno problema:uma tempestade que ninguém esperava.Ao sair da tempestade eles encontram a ave do Sid dormindo em um tronco de uma arvore Neste momento eles nem perceberam um navio de gelo enorme saindo de um nevoeiro acham que o que a turminha esta em um navio e tentam saqueá-lo mas eles estavam mesmo pedindo ajuda para os animais do navio. Como o Meny era o animal maior pensaram que ele era capitão do iceberg. Os animais do navio estavam meio tentados a matar os animais do iceberg, quando chegaram a uma ilha pra reabastecer. O Meny, o Sid e o Diego escaparam e também roubam o navio do macaco que com muita raiva quis se vingar deles. O macaco tenta refazer um novo barco com pequeninos animais da floresta que fugiram porque o Meny e seus amigos voltaram para a ilha e resgataram os pequeninos animais. Os animais voltaram pra se vingar do macaco que foi meio difícil porque eles eram pequenos e a tripulação do macaco era bem maior, mas eles conseguiram enganar o macaco novamente voando. (Aluno:G.K.- turma 701).

RESENHA 06
Título do filme: 127 Horas
Conta a história de um homem que é apaixonado por escaladas. Um dia tentando escalar ele caiu, ficou trancado em um buraco e seu braço ficou prensado em uma pedra. Sem seus pais saberem, ele tinha ido pra lá sem avisá-los. E lá não avia ninguém. Sem comer, sem beber ele era obrigado a tomar sua própria urina. Ele passou muito tempo lá, sua única opção é ter que amputar seu próprio braço. E agora, será que ele morre, ou consegue ver sua família e amigos novamente? (Aluna: J. Turma: 701)

RESENHA 07
Filme: Flicka 2
Carrie é uma adolescente da cidade grande, que sofreu uma reviravolta quando ela se muda para um rancho de criação dos cavalos de seu pai. Mais as coisas mudam quando Carrie conhece Flicka, uma égua preta que é tão indomada e temperamental quando a própria garota. Com o passar do tempo, ela acaba gostando e domando a égua, que ninguém, nem seu pai, conseguiu domá-la. Depois de domá-la, Carrie começar a treinar Flicka para uma competição. Onde Flicka perde, se machuca, e volta a ser agressiva. E agora, será que Flicka volta com Carrie, ou seu pai á venderá?(Aluna: C. Turma: 701).

RESENHA 08
Filme: De pernas pro ar.
E um filme livre para menores de 12 anos. O filme conta a historia de uma família quase perfeita. Os pais cansados de manter seus dois filhos de 20 anos que não trabalhavam deram uma escolha sair de viajem a propósito pra que eles tomassem responsabilidades. No começo não deu certo ate que começaram a ter necessidades roupa limpa , comida e conselhos de seus pais. Eles perceberam que estavam sozinhos e tiveram que usar a melhor ferramenta aquilo que seus pais tinham ensinado. Tudo começou a dar certo. Casaram e aprenderam a se virar sozinhos. (Aluna:T.S.Turma:701.)
RESENHA 09
Título: Resident Evil 3
O filme fala sobre a explosão de uma bomba com vírus na cidade de Racon city que transformou os humanos em zumbis. Alguns humanos sobreviverão, tentarão achar uma cura. (Aluno: M. Turma: 701)
RESENHA 10
Título: O menino da porteira.
Diogo passa pelo sitio do Remanso, de Otacio de Mendes, onde conhece e tem uma forte amizade com Rodrigo (o menino da porteira). Otacílio é inimigo político de Major, e percebe que ele só se interessa nos dinheiros dos políticos. Major domina o lugar forçando os criadores a vender o gado e suas terras pelo preço que ele quer. A situação entre Diogo e Major fica cada vez pior. A cidade esta dividida, e o clima e de guerra e as conseqüências serão tragicamente inevitáveis. Como não bastasse ,Diogo namora com a filha de Major , a Juliana que e professora de Rodrigo . E o Rodrigo onde fica nessa historia toda?Ele vai ter um final feliz ¿ (Aluna: K.S. G Turma: 701).

RESENHA 11
Título: Um Amor para recorda
Conta a historia de um garoto que e popular na escola mais ele tinha que mudar, pois já tava passando dos limites com seu comportamento. Então ele conhece uma garota da escola mais ela é diferente das outras mais depois de muito tempo juntos já que ele tinha que fazer a peça de primavera e pediu ajuda a ela. Mas ele se apaixonou por ela mais ela tinha uma doença e por isso eles não podiam fica juntos. Ela seguiu em frente e eles estavam namorando ate que um dia ela passou muito mal. Será que ela morreu? (Aluna: J.L. Turma: 701)
RESENHA 12
Título: A Irmandade
Gênero: ação /Duração: 127 min/Direção: Wayne Rose / Elenco: Steven Seagal, Meghan Ory Willian Bigsleeps Stewart, Frank Cassini, Byron Lawson, Vicent Gale, Johnson Pham.
Elias Kane (Steven Seagal) é pego no fogo cruzado de uma guerra de gangues entre a máfia japonesa a Yakuza quando atacam uma gangue Mexicana. Enquanto a guerra das gangues acontece outra crise começa com o roubo de um banco onde são feitos vários reféns. Agora o time de Kane precisa usar toda a sua experiência para se aproximar e derrotar cada gangue. Fazendo com que o seu tumultuado passado venha à tona tendo que negociar com um homem que perdeu tudo, e a máfia japonesa, que invadiu sua jurisdição e promete derrubar todos que ficarem no seu caminho. (Aluno: R. Turma: 801).
RESENHA 13
Título do filme: TROPA DE ELITE
O filme Tropa de Elite dirigido por José Padilha descreve fatos que aconteceram na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro na década de 90, durante a visita que o Papa João Paulo ll realizou a Capital Carioca. O Capitão Nascimento era comandante da equipe do batalhão e com a chegada do filho não poderia suportar a pressão exigida tendo que procurar e treinar um substituto para o cargo. Foi muito procurado antes da estréia, por ter sido o primeiro filme brasileiro a meses antes de chegar aos cinemas, vazar para o mercado da pirataria e na internet, o que ajudou na divulgação e o mesmo teve o impacto na sociedade e a fama de frases do filme no cotidiano de jovens e adultos.O filme além de fazer uma crítica a corrupção da polícia carioca, também mostra a hipocrisia da classe média, representa por estudantes universitários, que criticam a violência policial, mas, os mesmos estudantes é que realizam o consumo e o tráfico de drogas nas festas estudantis e na própria universidade, e assim favorecendo a violência urbana carioca. O mesmo ainda gera um sentimento de que todo pobre que mora na favela e na grande maioria um bandido e cuja vida vale menos do que nada. (F.V.C. Turma:801)




Olá, mundo!

18 de novembro de 2011

Bem-vindo ao Blog Escolar sites. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e aí comece a brincadeira!